[R-br] Obter a distância de um municipio a outro

Daniel Marcelino dmsilva.br em gmail.com
Segunda Janeiro 19 14:11:04 BRST 2015

Eu estou com uma dúvida e gostaria muito de ouvir os expertos da área
geografia/estatística espacial.
Usualmente eu vejo estudos usando a distância euclidiana de centro a
centro de municípios. Mas isso não faz tanto sentido já que estes são
ligados por estradas sinuosas. Minha dúvida é: alguém saberia me dizer
se alguém já fez, ou se eu consigo obter a distância de um município a
outro usando a malha de estradas? Evidentemente o Google faz isso, mas
seria um trabalho monstruoso verificar isso para 5656 municípios.

att.
Daniel