[R-br] Dúvida no output da função lme

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Segunda Dezembro 14 12:44:48 BRST 2015

Karen,

A dúvida que você coloca é um pouco mais básica que somente as funções do
pacote lme, você deve ou consultar um estatístico ou tomar uma referência
sobre a modelagem e ajuste dos modelos de regressão que está usando.

De plano, é possível sugerir que o Intercept dá-lhe o valor-p com a
informação mais trivial possível, pois é o valor-p contra a hipótese nula
que o intercepto fosse nulo (igual a zero no modelo).

Olhando com atenção você verá que o pacote usou o intercepto para calcular
os efeitos do seu Controle. Os outros valores-p são calculados contra a
hipótese nula do efeito ser zero (ou seja as diferenças indicadas na coluna
"Value").

Formalmente, então a resposta seria a seguinte: você usará os quatro
valores-p para explicar os seus resultados, o do intercepto, por ser
trivial, poderia ser não mencionado, e os outros três discutidos sobre os
tratamentos.

Fecho este post reiterando que você deve fazer o investimento de consultar
uma pessoa que lhe possa orientar no uso da modelagem que está fazendo ou
pesquisar em uma obra de referência.

HTH
--
Cesar Rabak