[R-br] Salvar lista de pacotes instalados para utilizar após a formatação

Fernando Mayer fernandomayer em gmail.com
Sexta Agosto 28 22:42:56 BRT 2015

Para uma solução mais permanente, crie um diretório onde vc tem permissão
de escrita, por exemplo em /home/fernando/R/library

Ainda no seu HOME, crie um arquivo .Renviron (/home/fernando/.Renviron) com
a seguinte variável de ambiente:

R_LIBS=~/R/library

Salve esse arquivo e reinicie uma sessão do R. Agora seu .libPaths() deve
ser algo como

.libPaths()
[1] "/home/fernando/R/library"    "/usr/local/lib64/R/library"

O importante é que sua biblioteca particular é a primeira dessa lista.
Agora qualquer pacote que vc instalar, tanto com install.packages() ou
devtools::install_git() por exemplo, será instalado nessa biblioteca por
padrão.

Quando vc for formatar seu computador basta salvar esse diretório, e na
nova instalação colocar ele no mesmo lugar e não esquecer de criar o
~/.Rprofile. Dessa forma tudo funcionará como antes.

Esse procedimento também é válido para quando vc atualizar a versão do R.
Se o seu .Rprofile estiver presente, a nova versão já ira carregar os
pacotes desse local, sem a necessidade de fazer qualquer configuração
adicional, e sem ter que reinstalar tudo novamente.

Para mais detalhes de instalação e gerenciamento de pacotes no R, veja:

http://git.leg.ufpr.br/fernandomayer/R-pacotes-rautu/blob/master/R_gerenciamento_de_pacotes.md

---
Fernando de Pol Mayer
Laboratório de Estatística e Geoinformação - LEG
Departamento de Estatística - DEST
Universidade Federal do Paraná - UFPR
e-mail: fernando.mayer [@] {gmail.com, ufpr.br}