[R-br] Modelo Linear Misto + Regressão Truncada no R

Wagner Bonat wbonat em gmail.com
Terça Agosto 11 16:08:00 BRT 2015

Talvez vc possa usar uma regressão Beta ou Simplex com efeitos aletórios
com algum truque para lidar com os dados da borda.

Primeiro vc transforma seus dados pro intervalo unitário (Y - 0)/5 no seu
caso.

Vc vai ter dados na borda, pra tirar eles da borda vc usa este pequeno
truque

y∗ = y/(n − 1) + 0.5 /n

Partindo daqui vc tem a situações de dados limitados no (0,1)

Eu disponibilizo algumas funções que ajustam modelos beta com efeitos
aleatórios na página

http://www.leg.ufpr.br/doku.php/publications:papercompanions:betamix Caso
Beta

http://www.leg.ufpr.br/doku.php/publications:simplexmix Caso Simplex.

Outra abordagem é partir para modelos marginais que não vão precisar do
truque da borda e vão funcionar muito bem.
Vc pode usar a função de ligação logit e função de variance mu(1-mu) e
alguma working correlation matrix tipo compound symetric. Se vc for para
este lado vc pode ver o segundo exemplo deste paper

http://arxiv.org/abs/1504.01551

Tem alguns códigos que ajudam a ajustar estes modelos aqui
http://www.leg.ufpr.br/doku.php/publications:papercompanions:mcglm

Neste último caso eu estou trabalhando em um pacote que ajusta esses
modelos mais genéricos e posso te ajudar a fazer a analise.

Att

Em 11 de agosto de 2015 19:55, Carolina Pena <carolinapenaa em yahoo.com.br>
escreveu:

> Boa tarde a todos,
>
> Preciso ajustar um modelo linear misto no R, o problema é que minha
> variável resposta varia de 0 a 5 (ela é contínua nesse intervalo, mas há
> vários casos de 5, por exemplo). Para cada indivíduo, há várias medições da
> resposta, por isso gostaria de utilizar um modelo misto.
> Tentei utilizar o pacote nlme do R, o comando "lme", ou seja, ajustei um
> modelo linear misto ignorando o fato dos dados serem truncados em 0 e 5.
> O gráfico de resíduos (resíduos versus fitted) não é uma nuvem aleatória
> [...]

Wagner Hugo Bonat
Department of Mathematics and Computer Science (IMADA)
University of Southern Denmark (SDU) and
Laboratório de Estatística e Geoinformação (LEG)
Universidade Federal do Paraná (UFPR)