[R-br] Modelo Linear Misto + Regressão Truncada no R

Carolina Pena carolinapenaa em yahoo.com.br
Terça Agosto 11 14:55:59 BRT 2015

Boa tarde a todos,
Preciso ajustar um modelo linear misto no R, o problema é que minha variável resposta varia de 0 a 5 (ela é contínua nesse intervalo, mas há vários casos de 5, por exemplo). Para cada indivíduo, há várias medições da resposta, por isso gostaria de utilizar um modelo misto. Tentei utilizar o pacote nlme do R, o comando "lme", ou seja, ajustei um modelo linear misto ignorando o fato dos dados serem truncados em 0 e 5. O gráfico de resíduos (resíduos versus fitted) não é uma nuvem aleatória em torno de zero, os resíduos parecem formar uma espécie de losango com centro em zero e o histograma apresenta uma cauda à esquerda. Com isso, minha pergunta é: há algum pacote no R no qual eu conseguiria ajustar um modelo linear misto na situação em que a variável resposta é truncada? Eu encontrei dois pacotes que ajustam regressão truncada, mas nenhum deles permite o ajuste de um modelo misto.
Desde já agradeço!
Um abraço,
Carolina