[R-br] Dummy (Agora problema com memória)

Alexandre Loures alexandre.loures em ymail.com
Quinta Abril 2 16:48:36 BRT 2015

Muito obrigado pessoal!

Mas agora tenho outra questão. Minha base inicial possui 476.430
observações de 20 variáveis.

Quando faço as dummies fico com (Além do inicial):

* Dois arquivos de dimensões: 476.430        161
*Dois arquivos de dimensões: 476.430         3.059

Portanto, não estou conseguindo criar a base final. Pois quando tento
criar a quarta e última dummy dá a mensagem de que não é possível alocar
o vetor de 10,9 GB.

Já li que posso resolver o problema de memória definindo que o R não irá
carregar a base, mas sim, irá lê-la diretamente do HD. Mas realmente é
possível?

Alguém saberia me dizer?

Configurações da minha máquina:

Core i7 com 8 núcleos

HD 1T

8 GB de RAM

Desde já muito obrigado!

On 02/04/2015 11:32, walmes . wrote:
> Converta para fator que automaticamente a model.matrix() vai gerar as
> dummies para você.
>
> x <- gl(5, 3, labels=LETTERS[1:5])
> is.factor(x)
> class(x)
> levels(x)
> nlevels(x)
>
> model.matrix(~x)
>
> y <- rnorm(length(x))
> lm(y~x)
>
> À disposição.
> Walmes.

*Alexandre Rodrigues Loures*
Doutorando em Economia Aplicada
Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA
Programa de Pós-Graduação em Economia - PPGE
e-Mail: alexandre.loures em ymail.com
Site: www.ccsa.ufpb.br/ppge