[R-br] alternativa à função xcorr do Matlab no R

Paulo Nogueira Starzynski paulons em gmail.com
Terça Setembro 23 18:11:13 BRT 2014

Olá colegas de lista.

Tenho em mãos um programa escrito para Matlab e estou tentando fazer uma
versão para R. O projeto faz parte de uma migração de longo prazo que
talvez façamos no longo prazo.

Como muitos conhecem "de vista" os registros de eletrocardiograma vou
contextualizar meu problema, que consiste em detectar o instante em que
ocorrem os batimentos do coração.

Tenho em mãos um script em Matlab que detecta os "picos do ECG" (que na
verdade se chama complexo QRS). Ele faz isso baseado na correlação cruzada
entre o vetor contendo o eletrocardiograma completo e um vetor menor
contendo apenas um complexo QRS.

A função xcorr do Matlab faz "correr" o vetor menor através do maior,
apontando os picos de correlação no instante da coincidência (ocorrência do
complexo QRS).
Estou tentando fazer o mesmo no R com através da *stats:: ccf*, mas sem
sucesso, porque ela exige séries de tamanhos iguais.

Alguém já resolveu esse problema? Procurei bastante e não achei alternativa.
Aceito sugestões e se for preciso posso enviar um CRM.

Obrigado!

*Paulo Nogueira Starzynski, B.Sc.*Estudante de Mestrado em Fisiologia Geral
Laboratório de Fisiologia Teórica (LFT)
Instituto de Biociências
Universidade de São Paulo