[R-br] Variáveis contínuas explicando Variáveis categóricas

Jefferson Ferreira-Ferreira jecogeo em gmail.com
Quinta Setembro 18 13:33:57 BRT 2014

Professor daniel,
Obrigado pela resposta. Ainda não testei essa alternativa. Mas a
desvantagem dessa abordagem seria o grande número de modelos a serem
ajustados, visto que tenho 11 variáveis explicativas categóricas para duas
variáveis resposta numéricas contínuas. Isso me faria ajustar 22 modelos
que teriam como premissa a independencia entre as variáveis explicativas.

O que quero dizer é: o quanto a combinação das variáveis categóricas c1 c2
c3 c4 c5 c6... etc (biárias =0 ou 1)  explicam meu x (numérico contínuo).

Será que existe um modo de eu ajustar dois modelos? Tipo com a variável
resposta X em função de todas as varíaveis explicativas categóricas e outro
modelo com a variável resposta Y em função de todas as variáveis
explicativas categóricas?

c1 c2 c3 c4 x y
0 1 1 1 931 623
0 1 0 0 163 259
1 0 1 0 690 306
1 0 1 0 690 306

--

*Jefferson Ferreira-Ferreira*

Geógrafo – GEOPROCESSAMENTO IDSM | Coordenadoria de TI

Jefferson.ferreira em mamiraua.org.br

*Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá*

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Telefone: +55 97 3343-9710

*Google Maps* - Mapas deste e-mail:

Exibir mapa ampliado
<https://maps.google.com.br/maps?q=-3.355557,-64.731151&ll=-3.355471,-64.731145&spn=0.004632,0.006968&num=1&t=h&z=18>