[R-br] Dúvida com tabela do Censo 2010

Carlos Andrade prf.cantonio em gmail.com
Sexta Setembro 5 20:49:16 BRT 2014

Leonardo e Roney, obrigado pela colaboração. Mas a minha questão é que para
calcular as estatísticas descritivas eu posso converter as classes em
salário mínimo para valores monetários da época e ter um resultado
compreensível. Mas com a classe sem rendimento não dá para fazer isto.
Estou pensando em agrupar em uma só classe* Até 1 salário mínimo* as
categorias Sem rendimento, Até 1/2, Mais de 1/2 a 1, o que cairia na "zero
a x", referida pelo Leonardo. É consistente?

Em 5 de setembro de 2014 16:40, Roney Fraga Souza <roneyfraga em gmail.com>
escreveu:

> Boa tarde.
>
> Concordo com Leonardo, criar uma categoria a parte é um bom caminho, pelo
> menos para estatísticas descritivas. Para análise de regressão fica mais
> difícil, creio que deletar as rendas nulas é o que boa parte dos
> pesquisadores fazem.
>
> Carlos, pelo pouco que vi sobre o assunto, acho que os pesquisadores não
> gostam de falar como trataram os dados.
>
> Para complicar ainda mais, acho que o Hoffmann estimou que as pessoas de
> rendas mais baixa elevam em 30% sua renda, enquanto os mais ricos elevam em
> 30% para menos.

> [...]

Atenciosamente,

Prof. Carlos A. S. de Andrade
LAPEA - Laboratório de Pesquisa em Economia Aplicada e Engenharia de
Produção
Universidade Federal de Campina Grande.
Centro de Humanidades
Unidade Acadêmica de Economia