[R-br] RES: Contraste

walmes . walmeszeviani em gmail.com
Quinta Setembro 4 20:30:51 BRT 2014

Se forem k-1 (k=número de níveis de um fator) contrastes ortogonais, você
desdobrar dentro do quadro de anova conforme tem-se nessa página

http://www.leg.ufpr.br/~walmes/cursoR/ciaeear/ciaeear_08fat.html

Para outros casos, tem-se outras abordagens. Bem, na minha opinião, mesmo
que seja para fins didáticos, eu não posso deixar de expressar minha
preocupação com o fato de as pessoas insistirem tentar fazer o R reproduzir
o que outros aplicativos fazem tomando esses aplicativos como padrão
ouro/referência sem antes parar para pensar se aquilo faz sentido. Não
estou dizendo que o seu caso não faça sentido, ok?

À disposição.
Walmes.
​