[R-br] Regressão logística ordinal e uso de pesos amostrais

Luciane Maria Pilotto lutipilotto em yahoo.com.br
Quinta Novembro 27 14:58:16 BRST 2014

Não consegui usar o comando svyolr, está dando os erros abaixo.

# Utilizando as variáveis criadas q11 e q13 que foram transformadas em fator:

> id$q11 <- as.factor(id$q11)
> id$q13 <- as.factor(id$q13)

> dstrat<-svydesign(ids=~1, probs=NULL, strata = NULL, variable = NULL, fpc=NULL,
+ data = NULL, nest = FALSE, weights=~peso,pps=FALSE)
> dstrat
Independent Sampling design (with replacement)
svydesign(ids = ~1, probs = NULL, strata = NULL, variable = NULL,
    fpc = NULL, data = NULL, nest = FALSE, weights = ~peso, pps = FALSE)

> svyolr(q13~q11,design=dstrat, method="logistic")
Erro em svyolr.survey.design2(q13 ~ q11, design = dstrat, method = "logistic") :
  response must be a factor

# Utilizando as variáveis quest_11 e quest_13 que são fatores no banco:
> svyolr(quest_13~quest_11,design=dstrat, method="logistic")
Erro em tapply(1:NROW(x), list(factor(strata)), function(index) { :
  arguments must have same length

Eu tb poderia usar os pesos amostrais nas tabelas de contingencia, no entanto, tb não consigo usar os pesos nestas. Utilizei o comando crosstab (crosstab(q11, q13, peso, expected = TRUE,chisq = TRUE, plot = FALSE)).

Dicas com outros comandos que utilizam os pesos amostrais são bem vindas!!!

Luciane Maria Pilotto
Mestre e Doutoranda em Saúde Bucal Coletiva - FO/UFRGS

 Assunto: Re: [R-br] Regressão logística ordinal e uso de pesos amostrais
 Para: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
 Data: Terça-feira, 25 de Novembro de 2014, 17:09

 Não serve a http://r-survey.r-forge.r-project.org/survey/html/svyolr.html?

 Leonardo Ferreira
 Fontenelle

 Em Ter 25 nov. 2014, às 15:36, lutipilotto em yahoo.com.br
 escreveu:

 Olá,

 estou tentando rodar regressão logística ordinal e
 não estou conseguindo usar os pesos amostrais, está dando
 o seguinte erro:

 > m11 <- polr(q13 ~ q11 ,
 method="logistic", weights = peso, data=id,
 Hess=TRUE)

 Aviso: glm.fit: fitted probabilities numerically 0 or 1
 occurred

 Erro em optim(s0, fmin, gmin, method =
 "BFGS", ...) :

   valor inicial em vmmin não é finito

 *A variável q13 possui 5 ctegorias (1,2,3,4,5) e a
 variável q11 possui 4 categorias (1,2,3,4).

 Tem como solicitar o qui-quadrado, o número de
 observações e o pseudo R2 no mesmo comando utilizado para
 reg. log. ord.?

 Como utilizar o peso amostral nas tabelas de
 contingência? Estou usando os seguintes comandos:

 table(q11,q13)

 rowPercents(table(q11,q13))

 ou

 CrossTable(q11, q13, digits=2,
 expected=TRUE, prop.r=TRUE, prop.c=TRUE,

 prop.t=FALSE,prop.chisq=FALSE, chisq = FALSE,

 format=c("SPSS"), dnn = c("local
 atend","satisfação"))

  Atenciosamente,
 Luciane M. Pilotto
 Doutoranda em Saúde Bucal Coletiva/UFRGS

 Enviado do Email do Windows

 Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia)
 e forneça código mínimo reproduzível.

 -----Anexo incorporado-----