[R-br] Submeter ao CRAN

Paulo Justiniano paulojus em leg.ufpr.br
Terça Novembro 11 13:53:16 BRST 2014

On Tue, 11 Nov 2014, Waldelene Moura wrote:

> Olá
>
> Alguem poderia me dar algumas dicas de  como proceder para submeter ao CRAN um pacote que implementei?
>
> Já contrui o arquivo  .tar.gz   através do R CMD BUILD.

seria bom rodar o

R CMD check _seu_pacote_

para ver se ele passa nos testes basicos compulsorios.
A saida é autoexplicativa e te apnta eventuais problemas a serem
corrigidos

Uma vez que voce tenha feito isto voce faz o upload no
ftp do CRAN e manda um email avisnaod que fez upload do pacote (opcional
mas desejavel em uma 1a submissao)

> Tenho algumas dúvidas  tais como: o manual pode ser em portugues ou tem que ser em ingles?

Ingles!!

voce pode usar os mecanismos de internacionalizacao para as mesagen de
erro etc.