[R-br] Estimativa de prob. de geada

Wagner Bonat wbonat em gmail.com
Sexta Novembro 7 14:47:59 BRST 2014

Vc precisa disso para tempos futuros ? Parece razoavel vc considerar a
estrutura temporal, uma vez que a probabilidade de geada deve mudar para
diferentes meses e estações do ano. Vc tem dados para diferentes
localizações? Tem alguma estrutura no espaço? Vc tem mais alguma variável
tipo precipitação ou umidade?

Em 7 de novembro de 2014 16:55, Leonardo Monteiro <
monteiroleonardo6 em gmail.com> escreveu:

> Prezados,
>
> Eu tenho dados de temperatura minima diária (~30 anos) e preciso estimar a
> prob. de geada para diversos locais.
>
> Estou considerando que ocorreu geada quando a tmin < 2°C.
>
> Eu poderia considerar o numero de dias q ocorre tmin<2°C / total de dias
> avaliados da serie?
>
> Ou seria melhor partir para uma binomial?
>
> Espero que possam me ajudar com sugestoes.
>

> Obrigado,
> Leonardo

Wagner Hugo Bonat
LEG - Laboratório de Estatística e Geoinformação
UFPR - Universidade Federal do Paraná