[R-br] modelo efeito misto

Fernando Souza nandodesouza em gmail.com
Sábado Maio 17 15:47:13 BRT 2014

Uma dúvida

Há como estruturar a matriz de variância covariância da função lme, para
que se torne semelhante a mantriz não estruturada utilizada no SAS. Sei
que o R e o SAS possuem abordagens diferentes, e que este negócio de
tomar a saída do SAS com referência é errado, etc, mas estou tentando
refazer os comando do SAS de um artigo utilizando o R e gostaria de
confirmar que o código produz o mesmo resultado

Estou fazendo os seguinte código o qual acredito gerar a matriz em
questão. No entanto ela não está convergindo.

install.packages("repmis")
install.packages("nlme")
library(repmis)
library(nlme)
DATA<-source_DropboxData(file = "Pierre.csv",key = "ud1guhoi7e3com0",sep
= ",", header = TRUE)
dados<-groupedData(Y~X|estudo,data=DATA)
RegMisto<-lme(fixed=Y~1+X,correlation=corsymm(form=~1|estudo),weights=varIdent(form=~1|estudo)random=~1+X|estudo,data=dados,method="REML")

Att