[R-br] ANOVA com proporções

Leonard de Assis assis.leonard em gmail.com
Segunda Maio 12 18:45:04 BRT 2014

Tô lendo aqui o artigo, acho que resolve

Valeu

From: R-br [mailto:r-br-bounces em listas.c3sl.ufpr.br] On Behalf Of walmes .
Sent: Monday, May 12, 2014 5:42 PM
To: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Subject: Re: [R-br] ANOVA com proporções

Você pode considerar que y: proporção de tempo é uma beta, uma simples, etc, o meu colega Wagner Bonat publicou na RBE o seguinte artigo tratando do tema.

Bonat, W. H., Ribeiro Jr, P. J., & Zeviani, W. M. (2012). Regression models with responses on the unity interval: specification, estimation and comparison. Revista Brasileira de Biometria, 30(4), 415–431.

jaguar.fcav.unesp.br/RME/fasciculos/v30/v30_n4/indice_v30_n4.php <http://jaguar.fcav.unesp.br/RME/fasciculos/v30/v30_n4/indice_v30_n4.php>

Além das distribuições para variáveis aleatórias no (0,1) você pode aplicar uma transformação para levar ao domínio real. Essas transformações são da família "ito": logito, probito, cauchito, etc. Na escala real você assumir que é normal e analisar com lm() por exemplo. Não deixe de verificar os pressupostos, claro. Se as proporções observadas não ocupam os extremos do intervalo (0,1), fiquem entre 0.3 e 0.7, pode-se ter ainda verificação dos pressupostos mesmo sem transformar, mas não necessariamente isso garante predições dentro do (0,1).

À disposição.
Walmes.

​