[R-br] Coeficiente de determinação (cv): experimentos com mais de uma estimativa do erro

walmes . walmeszeviani em gmail.com
Segunda Março 17 10:29:17 BRT 2014

Prezado Faria,

Embora eu seja contrário à interpretação ou uso, ou melhor, abuso do CV por
certas pessoas e revistas, eu antigamente calculava assim, só para que
tenha uma idéia. Sempre em cursos eu argumento contra o CV e meus códigos
raramente o fazem aparecer. Isso porque muitas pessoas acham que um CV alto
invalidam o experimento ou a análise. Argumento que não. Enfim, segue minha
contribuição.

##-----------------------------------------------------------------------------

da <- expand.grid(a=gl(4,1), b=gl(3,1), c=gl(5,1))
da$y <- rnorm(da$a, mean=3)

m0 <- aov(y~a+b*c+Error(a:b), da)
summary(m0)

a0 <- summary(m0)