[R-br] Significado de graus de liberdade

Luiz Roberto Martins Pinto luizroberto.uesc em gmail.com
Sábado Março 15 18:52:49 BRT 2014

*Pessoal,*

*Perdoem-me apresentar uma pergunta que nada tem a ver com o R, mas não
participo de outra lista com tantos entusiastas por análise de dados e
estatística.*

*Alguém tem referência (livro ou artigo) que trate do 'Significado dos
graus de liberdade'?*

*Estou especialmente interessado em entender os graus de liberdade em uma
interação entre dois fatores A e B, isto é, para AB, por exemplo na ANOVA. *

*Sei que os graus de liberdade para esta interação é igual a (a-1)*(b-1),
em que 'a' é o número de níveis de A e 'b' é o número de níveis de B. Mas
gostaria de encontrar os resultados entendendo o numero total de
observações e o número de parâmetros que estou realmente calculando.*

*Utilizando o argumento de  Chong Ho Yu "df is a function of both the
number of*
*observations and the number of variables in one's model".*

*Então estou desejoso de entender "both the number of*
*observations and the number of variables" para a interação AB.*

*Se não for do interesse do pessoal da lista, peço àqueles que puderem
ajudar que me enviem enviem e-mail off-lista para
luizroberto.uesc em gmail.com <luizroberto.uesc em gmail.com>.*

*Agradeço,*

*Luiz Roberto*

Luiz Roberto Martins Pinto
Prof. Pleno/DCET/UESC
Laboratório de Estatística Computacional
Universidade Estadual de Santa Cruz
Ilhéus-Bahia

luizroberto.uesc em gmail.com
skype: lrmpinto