[R-br] comparação de médias em experimento desbalanceado, não fatorial

Fernando Souza nandodesouza em gmail.com
Terça Março 11 18:56:01 BRT 2014

Em terça-feira, 11 de março de 2014 17:36:27, Santino Aleandro da Silva
escreveu:
> Olá, estou aprendendo a usar o R e tenho visto muitas sugestões e
> discussões do grupo que me auxiliaram e agora vai minha dúvida: li
> alguns posts discutindo comparação de médias em dados desbalanceados
> em experimentos fatoriais, estou com dados de um experimento com 20
> tratamentos e preciso averiguar qualitativamente o comportamento das
> mesmas quanto ao fator resposta, o delineamento DIC com 10 parcelas de
> uma planta por tratamento, ocorre que alguns tratamentos tive perda de
> parcela que varia de 6 a 10 parcelas. normalmente uso o pacote ExpDes
> [...]

Você precisa ser mais claro em sua descrição. um CMR ajudaria a
compreender melhor.

Você deve primeiro fazer a análise de variância. Você pode utilizar a
Anova tipo II (veja função Anova do pacote car ou a função drop1) se
não houver efeito de interação do outro modo utilize Anova tipo III, aí
você faz a análise de variância normalmente. Se houver efeito
significativo aí você realiza o teste de média. O pacote mutoss possui
uma serie de testes de médias entre eles o teste tukey-wrapper ,
snk-wraper (para dados desbalanceados), entre outros testes que lhe
podem ser úteis. Você também pode utilizar o pacote multcomp (função
glht) para analisar experimentos desbalanceados sim.
Espero ter ajudado,

---
Este email está limpo de vírus e malwares porque a proteção do avast! Antivírus está ativa.