[R-br] Teste Paralelismo no r

geovane barbosa geovanecb em yahoo.com.br
Quinta Março 6 10:43:12 BRT 2014

Olá pessoal , segue em anexo um exemplo reprodutível. Quero verificar se os interceptos proporcionados pelas retas de regressão bem como a inclinação são estatisticamente diferente e significativas, como faço isso?

segue abaixo os codigos e banco num link. O teste do paralelismo consiste em verificar se as inclinações são estatisticamente significantes?

dados<-read.csv("bancoteste.csv",sep=";",dec=",",header=T)

dados$Escolaridade3cat<-factor(dados$Escolaridade3cat,label=c("Fundamental","Médio","Superior/Pós graduação"),levels=1:3)

dados$Quintis<-factor(dados$Quintis)

c <- ggplot(dados, aes(y=Risco, x=Idade, linetype=Quintis))

p8 <-c + stat_smooth(method=lm, se=FALSE,color="black",size=1.5)+ xlab("Idade")+ylab("Risco")+scale_colour_hue(name="")+theme_bw()+facet_grid(.~ Escolaridade3cat,space="free",scales="free_x")

https://www.dropbox.com/s/ymyzh7p0xhmumda/bancoteste.csv

Olá Prof, segue em anexo um exemplo reprodutível. Como eu lhe disse anteriormente, queria verificar se os interceptos proporcionados pelas retas de regressão bem como a inclinação são estatisticamente diferente e significativas, como faço isso?

segue abaixo os codigos e o banco de dados ficticio. O teste do paralelismo consiste em verificar se as inclinações são estatisticamente significantes?