[R-br] Passar configurações de proxy ao R

Éder Comunello comunello.eder em gmail.com
Terça Junho 10 10:14:29 BRT 2014

Pedro, bom dia!

Encaminhe para seu colega da TI, o link do post completo e peça pra ele dar
uma olhada:
<
http://r-br.2285057.n4.nabble.com/R-br-Passar-configuracoes-de-proxy-ao-R-td4662326.html

Além da possibilidade de utilizar o atalho...
"C:\Program Files\Statistical\R-3.1.0\bin\x64\Rgui.exe"
http_proxy=http://user_id:passwod@your_proxy:your_port/

... você pode entrar com os parâmetros via script. O que foi colocado pro
RStudio também vale para o R Console (Rgui).

Quanto ao send.mail, pode ser necessário fornecer os parâmetros do
argumento authenticate para funcionar. Me corrijam os colegas da área de
TI, mas o proxy do http/https não é necessariamente o proxy do smtp.

Verifique se o send.mail funciona com o proxy 'setado' para internet2. Pra
fazer isso utilize setInternet2(use = TRUE)ou simplesmente
setInternet2(TRUE)antes do send.mail() . Pra verificar o status atual
utilize setInternet2(NA).

Eu não tenho como testar no momento, porque estou afastado e não tenho
acesso à rede corporativa. O que coloquei anteriormente tive oportunidade
de testar com sucesso na rede da Embrapa que é uma das mais restritivas que
já tive acesso. Se funcionou lá, é bem provável que funcione na sua rede
também, porque os protocolos tendem a ser bem similares nos órgãos públicos.

Outra solução que pode funcionar é criar um email no Gmail ou Yahoo pra
utilizar no send.mail. Esses serviços costumam ser menos burocráticos e
mais maleáveis que os emails corporativos.

Espero que ajude,

Éder Comunello <c <comunello.eder em gmail.com>omunello.eder em gmail.com>
Dourados, MS - [22 16.5'S, 54 49'W]