[R-br] RES: RES: Novas versões dos pacotes R

Jose Claudio Faria joseclaudio.faria em gmail.com
Terça Julho 15 09:48:59 BRT 2014

Luiz,

É uma boa questão!

Creio que a função sessionInfo() sugerida é, sem dúvida, uma boa (se não a
melhor) opção!
Principalmente se você armazenar uma cópia das versões dos pacotes usados
em uma subpasta de sua pasta de trabalho (da tarefa) para o futuro. Creio
que isto somente se justifica para scripts realmente importantes para você,
pois fora isso seria inviável.

Contudo, não se esqueça que embora já bem maduro o R é uma ambiente
computacional em franca evolução. As coisas mudam com o tempo... software é
essencialmente um tanto efêmero e nem todos os autores de pacotes tomam os
cuidados já relatados pelo Benilton.

Fora o aprendizado, talvez este seja o único preço que pagamos por usar
software livre. Creio que você concorda que a relação custo/benefício é bem
baixa e benéfica, não é mesmo.

A estratégia que mais uso é a seguinte:
1- Quando recebo mensagem de erro verifico o News da versão mais nova do
pacote (na web via Google: cran packages nome_do_pacote), geralmente (mas
nem sempre como já foi dito) os autores escreve o que de importante foi
alterado nas novas versões.

2- Se concordo com a mudança, altero meu script, se não, busco outras
opções.

Como atualizo meu R e os pacotes com muita frequência, os problemas
geralmente são pequenos e fáceis de corrigir.

Ficar ancorado em versões antigas de software (e ai falo de qualquer
software e não do R & CIA) é realmente problemático a longo prazo. A melhor
opção é ir acompanhando as atualizações com mais frequência. As minhas são
semanais.

Ab,
///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\
Jose Claudio Faria
Estatistica
UESC/DCET/Brasil
joseclaudio.faria at gmail.com