[R-br] Novas versões dos pacotes R

walmes . walmeszeviani em gmail.com
Segunda Julho 14 15:00:32 BRT 2014

Luiz,

Só contribuindo com que o Benilton disse, o problema de atualização não
chega ser um problema grande para mim como usuário do R, isso porque o
constante uso, o Ubuntu notificando as atualizações, o verificar do log dos
pacotes atualizados são coisas que ajudam a manter as coisas em dia. Fora
que todo ano eu tenho que (re)ecrever scripts quase que com o mesmo
conteúdo para as novas turmas o que força uma busca pelo que há de novo. No
entanto, como professor e por disponibilizar scripts abertamente do domínio
LEG para alunos, a preocupação é maior. Os alunos não são regulares quanto
ao sistema que usam e a versão do R. A melhor forma de minimizar dores de
cabeça, como o Benilton disse, é dar ao usuário as condições de contorno,
algo como um print do sessionInfo() que mostra a versão dos pacotes. Aí
fica por conta do usuário por em dia. É contra produtivo voltar nos scripts
de 2010 e fazê-los compatíveis com a versão recente do R. A questão das
mensagens de notificação é uma coisa realmente de autor. O autor do pacote
car (John Fox) faz essa notificação. Antes uma das funções se chamava
scatterplot.matrix() e ele notificou que ela passou para
scatterplotMatrix(). Acredito que ainda hoje você possa hoje usar
scatterplot.matrix(). O autor do doBy não teve a mesma preocupação. Para
esse caso em particular foi possível fazer as alterações em batelada. No
terminal do Linux eu dei a instrução para que toda ocorrência de popMeans
fosse substituída por LSmeans em arquivos de extensão R, Rmd e Rnw.
Acontece que a mudança também alterou o objeto retornado, que passou ser
uma lista com índices com outros nomes e objetos. Então, o que tenho
considerado é dar sempre um sessionInfo() como último comando do script,
recortar do console e deixar no script comentado.

À disposição.
​
​Walmes​.