[R-br] medida repetida?

Alisson Lucrecio alissonluc em yahoo.com.br
Segunda Janeiro 20 10:45:01 BRST 2014


glmer1 <- glmer(cbind(morto, total - morto) ~ tratamento + tempo + tratamento:tempo + (1 | placapetri), family = binomial, data = dados))

Use glmer em lme4 + step para anova em lmeTest

att.
 
Alisson Lucrécio da Costa



On Monday, January 20, 2014 9:50 AM, walmes . <walmeszeviani em gmail.com> wrote:
 
Vejamos se entendi corretamente. A placa de petri é sua unidade experimental que recebe um nível do fator (contínuo) ração que tem 6 níveis. A placa é subdividida e 4 partes e cada uma delas é observada respeitando níveis do segundo fator (contínuo) tempo. Se são 4 partes então são 4 níveis de tempo. A resposta avaliada é o número de mortos e número de vivos. Sob certas suposições, a probabilidade de mortos pode ser associada à distribuição binomial (x=número de mortos, n=número total=mortos+vivos). Ainda pode-se considerar o efeito aleatório da unidade experimental (ue) pois trata-se de um experimento de parcela subdividida, muito embora não seja de medida repetida por existe uma fatia na placa para cada tempo. Então o modelo candidato seria


y ~ binomial(p=f(...), n=n)

f(...) = ração+tempo+ração:tempo+ue

ue ~ normal(0, sigma_u)


Se o n for grande e x/n não estiver tão nas bordas (perto de zero ou um), então não é tão contraindicado usar a distribuição normal no lugar da binomial. Lembrando que é possível aplicar uma transformação, como logito, gompito, probito, para "ter mais normalidade". Mesmo diante dessas alternativas, eu considero a abordagem glmm (binomial com efeitos aleatórios) mais apropriada. Verifique a função lme4::glmer().

À disposição.
Walmes.


_______________________________________________
R-br mailing list
R-br em listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://listas.inf.ufpr.br/pipermail/r-br/attachments/20140120/fe5e97fa/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão R-br