[R-br] Enc: Dúvida Análise de agrupamento

Nathalia Sousa nathalia_sousam em yahoo.com.br
Sexta Janeiro 3 17:02:02 BRST 2014

Oie David e todos do grupo

Esses são os dados que eu tenho, com as espécies e a abundância de cada uma de acordo com o registro.

> dat.alim[c(1:10),c(1:5)]

Reg  PEI CAM BRA CRUS GAS
26       0     0     0       0        0   # linha zerada, sem dados
27       1     6     0       0        0
28       1     0     5       0        0
29       3     0     0       0        0
30       0     0     1       0        0
31       0     0     0       0        0  # linha zerada, sem dados
32       0     0     0       0        0  # linha zerada, sem dados
33       2     3     1       0        0
34       0     0     0       0        0  # linha zerada, sem dados
35       0     0     0       1        0

 Também estou mandando os comandos que eu tenho para fazer o agrupamento, onde tenho que retirar as linhas que contenham os zeros.

# Dissimilaridade e medidas de distancia para dados (semi) quantitativos

dat.alim2<- dat.alim [c(2:5,8,10:14,16,17,19:31,33,34,36,37,40:42,44:49),]    # nesse comando eu tive que eliminar as linhas com zeros para poder continuar fazendo a dissimilaridade. É nesse ponto que eu preciso de ajuda. Sem eliminar essas linhas com os zeros não funciona,mas eu preciso manter esses dados!

 dis.bra <- vegdist(log1p(dat.alim2))# Bray-Curtis sobre dados transformados por log
head(dis.bra)

Obrigada. Aguardo.

Att.,

Nathalia de Sousa Motta