[R-br] RES: extracao da Longitude correta para dados de SST

Humberto Hazin hhazin em gmail.com
Sexta Dezembro 5 11:42:41 BRST 2014

Muito obrigado Thiago !!!!

Vou rodar aqui e reorganizar o script!!!!

De: R-br [mailto:r-br-bounces em listas.c3sl.ufpr.br] Em nome de Thiago V. dos Santos
Enviada em: Friday, December 05, 2014 2:31 AM
Para: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Assunto: Re: [R-br] extracao da Longitude correta para dados de SST

Humberto,

Obrigado pelo exemplo completamente reprodutível.

O pacote ncdf não é mais atualizado pelo David Pierce e muito em breve o seu codigo pode nao mais funcionar. Use o ncdf4, que é mantido e regularmente atualizado. Ao fazer isso você terá de reformular o código, por exemplo 'open.ncdf' vira 'nc_open', mas dessa forma você garante que o seu codigo continue funcionando pelos próximos anos.

A solucao ideal para o seu problema seria usar a funcao 'rotate' do pacote raster mas isso não é possível porque a grade do seu arquivo não é regular. Dessa forma a minha sugestão para reprojetar a longitude 'na marra' é:

new_lon = ((lon + 180) %% 360) - 180

A diferença de 0.5 grau entre o que eu recomendo e o que você espera se deve à implementação de cada software: em alguns a coordenada é do canto da grade, enquanto em outros a coordenada é do centro da grade. Ajuste o resultado conforme a sua necessidade (i.e. new_lon <- new_lon + 0.5).

Por último, note também que o seu vetor de datas está incorreto porque está sendo criado de uma origem diferente da origem embebida no netcdf (ano 1900 ao invés de 1800). Uma solucao que resgata os valores de data diretamente do arquivo é a seguinte (note que as funções já são do ncdf4):

# get time dimension

t <- ncvar_get(nc,"time")

tunits <- ncatt_get(nc,"time","units")

# show "real" times

tustr <- strsplit(tunits$value, " ")

tdstr <- strsplit(unlist(tustr)[3], "-")

tmonth <- as.integer(unlist(tdstr)[2])

tday <- as.integer(unlist(tdstr)[3])

tyear <- as.integer(unlist(tdstr)[1])

ndate <- as.Date(chron(t, out.format='year-month-day', origin=c(tmonth, tday, tyear)))

O vetor ndate serve para visualização das datas em um formato "humano", mas se você vai recriar o arquivo, provavelmente você montará a dimensao de tempo usando o vetor "t".

Saudações,
--
Thiago V. dos Santos
PhD student