[R-br] Utilização de softwares desconhecidos

Fernando Souza nandodesouza em gmail.com
Terça Agosto 26 11:25:23 BRT 2014

Caros colegas,

Estou corrigindo um artigo onde a autora utilizou um software que
desconheço:

BARBOSA, J.C.; MALDONADO JR., W. *AgroEstat:* sistema para análises
estatísticas de ensaios agronômicos. Versão 1.0. Jaboticabal:
Departamento de Ciências Exatas, 2010.

Fiz uma busca na internet para obter informações sobre o software e
obtive alguns trabalhos publicados que utilizaram esse software mas
nenhum link ou referência que me direcione para um local onde posso
baixar ou  comprá-lo ou algum manual do software.

Minha dúvida é: Como proceder com softwares desconhecidos. Há quem diga
que o resultado é o mesmo que softwares consagrados e que não há
diferenças, pois Anova é tudo igual. Ou que quem realiza a análise acaba
validando o software, pois cabe ao analista assegurar os resultados. Há
revistas que questionam o uso de softwares não conhecidos.
  Eu creio que não e que softwares mais conhecidos são validados pelo
seu uso pela comunidade e caso não conhecemos seu funcionamento, podemos
recorrer a um colega ou buscar alguma comunidade ou informações na net.

Qual é a opinião de vocês?

Atenciosamente

---
Este email está limpo de vírus e malwares porque a proteção do avast! Antivírus está ativa.