[R-br] Ajuste não-linear usando tangente hiperbólica

walmes . walmeszeviani em gmail.com
Quarta Agosto 20 16:10:19 BRT 2014

Você está realmente segura de que a função que está propondo é capaz de
descrever o sinal que o dado tem? Eu fiz o gráfico da sua função para os
valores dos parâmetros que você sugere, sou seja, fiz isso

m0 <- 0.5; a <- 1; b <- 3
curve(m0+(tanh(a*x+b*(x^2)))^3, 0, 1)

Percebi que essa função tem sinal de "S", é uma sigmóide como uma
logística. Já o gráfico dos seus dados tem um sinal nada semelhante à um S,
parece mais um U. Então eu penso que o modelo que você está com intenção de
usar não seja o apropriado. Já o erro de gradiente singular não tem haver
com isso a princípio. Tente usar melhores valores iniciais, apesar de que o
modelo não sendo apropriado, isso vai só retardar a ocorrência de outros
erros.

À disposição.
Walmes.