[R-br] Fwd: Análise de componentes principais (PCA) - ajuda

Alisson Lucrécio alisson.lucrecio em ifgoiano.edu.br
Domingo Agosto 10 22:53:08 BRT 2014

Oi Bianca,

O script fica assim

require(stats)

dados=read.csv("Dados csv/15C.csv", h=T, row.names=1, sep=";")
dados

dados_sca <- scale(dados, center = FALSE)

pca <- prcomp(dados_sca, scale = TRUE)

plot(pca)

summary(pca)

prop_var <- round(100*(pca$sdev^2)/sum(pca$sdev^2), 1)[1L:2L]

suffix <- paste("(", prop_var, "%)", sep = "")
prefix = "Componente"
pcalab <- paste(prefix, 1:2, suffix, sep = " ")

xlab = pcalab[1L]
ylab = pcalab[2L]

biplot(pca, col = c("black", "blue"), main="ACP - Análise de Componente
Principais", xlab = xlab, ylab = ylab)

att.

Alisson Lucrecio da Costa