[R-br] Regresssão poisson

Wagner Bonat wbonat em gmail.com
Sexta Agosto 8 17:44:19 BRT 2014

De forma geral os erros padrões obtidas por quasi verossimilhança são tidos
como robustos no sentido de suportarem má especificação do modelo, tanto na
estrutura de erros como propriamente na distribuição da variável resposta.
Os modelos quasi não assumem uma distribuição explicitamente para os dados
apenas um relacionamento entre média e variancia. Além disso, é possível
mostrar que uma grande quantidade de distribuição por exemplo, a familia
exponential é descrita apenas pelos primeiros dois momentos e que a função
de variancia temp um comportamento do tipo potencia (power variance
function), por exemplo,

V(mu) = phi*mu^power

Se phi e power = 1 vc tem o poisson se p = 0 vc tem a distribuição Normal
power = 2 gamma e power = 3 log-normal. Todas são casos particulares da
distribuição Tweedie que é descrita pelos 2 primeiros momentos. Em suma, vc
precisa apenas dos dois primeiros momentos pra estimar, neste sentido a
abordagem é robusta a má especificação, por consequencia os erros são tbm
robustos e em geral conservadores.

 O modelo quasi poisson suporta subdispersion (phi < 1) se vc quer saber
mais sobre subdipersion veja
http://www.leg.ufpr.br/doku.php/publications:papercompanions:zeviani-jas2014
.