[R-br] lme

walmes . walmeszeviani em gmail.com
Terça Abril 15 16:58:49 BRT 2014

Essa fórmula não "soa bem aos olhos" ou eu entendi errado o problema. Você
está monitorando o número de ácaros em plantas ao longo do tempo e tem um
tratamento sendo aplicado à essas plantas? Sendo assim, pode-se pensar que
existe o efeito do tratamento sobre o número médio de ácaros, uma possível
alteração com o tempo e um efeito individual de cada planta. No meu modelo
de ver, planta é aleatório. Tratamento e tempo são fixos. Tempo talvez
tenha um efeito que pode ser representado por uma função, como um polinômio
por exemplo. Com essas considerações o modelo seria

*lme(contagem~trat*tempo, random=~1|planta)*

Você pode colocar efeito aleatório incidindo no coeficiente de inclinação
também, assim

*lme(contagem~trat*tempo, random=~tempo|planta)*

Vale lembrar que a sua variável aleatória é uma contagem, cujo suporte são
os números naturais não negativos. Você assumindo distribuição normal aí, o
que pode ser uma aproximação ruim, principalmente se as contagens forem
baixas. Mesmo as contagens sendo altas, possivelmente existe uma relação
média variância pois isso é intrínseco de contagens. Verifique os
pressupostos. Em geral, usar o log da contagem pode remediar.

À disposição.
Walmes.