[R-br] Ler .MAP no R - Shapefile

Éder Comunello comunello.eder em gmail.com
Segunda Abril 14 21:57:55 BRT 2014

Sérgio, boa noite!

A conversão de 'polylist' pra 'SPolygonsDF' é plenamente possível e
considero a melhor estratégia. No entanto será necessário estudar o modelo
das classes pra poder compatibilizá-las. Um ponto que já pude perceber é
que o objeto 'polylist' gerado no exemplo inicial (readMap.R) tem algumas
diferenças  do que encontrei como esperado para um objeto 'polylist'
padrão. Tem também a questão do tratamento de polígonos múltiplos, contendo
ilhas (ou holes) e outras coisas mais.

Um objeto 'polylist' padrão seria convertido facilmente utilizando algo
como:
require(sp)
poly <- sapply(mapa, function(x) Polygon(as.data.frame(x))
polygons.sp<-SpatialPolygons(poly,1:length(poly))

Mas isso não está sendo possível por inconsistências do formato 'polylist'.

A questão é que precisaria trabalhar na função read.map() pra acertá-la e
tornar sua saída mais 'adequada' à conversão em SPolygonsDF, o que poderá
render bastante trabalho.

Alternativas:
1) Tentar buscar nos fóruns do R funções ou códigos existentes...
2) Usar arquivos .shp no lugar de .map.. Me parece que boa parte do
conteúdo dos arquivos .map pode ser suprido pelos .shp disponibilizados no
site do IBGE.

Espero que ajude. Att.,

Éder Comunello <c <comunello.eder em gmail.com>omunello.eder em gmail.com>
Dourados, MS - [22 16.5'S, 54 49'W]