[R-br] Problema "Desconhecido no R"

FHRB Toledo fernandohtoledo em gmail.com
Quinta Abril 10 18:56:24 BRT 2014

Rodrigo,

Faça o teste...

str(Carbono)

Veja que ele vai ter dizer quantos níveis (levels) há para a sua variável
"classe"!

Agora veja também o str(subset(Carbono, Carbono$calsse == 'arenosa'))

Você vai ver que o número de classe continua o mesmo, ou seja, o subset
"herda" algumas informações do data.frame de origem!

Uma saída é usar droplevels() que vai retirar os níveis que não são usados
do seu subset!

P.S.: Tudo que eu falei é apenas fruto de chute, intuição e algumas pitadas
de adivinhação, visto que você não nos forneceu um CMR!

att,
FH