[R-br] Análise de Série Temporal - Modelo

ARMIN KOENIG arminkoenig19 em yahoo.com.br
Quinta Setembro 26 17:42:11 BRT 2013

Lira,
Tenho as seguintes sugestões:
1) Sobre a série original, peça ao R (no pacote 'forecast' para analisar ETS - Erro/Tendência/Sazonalidade:
Ex: ser_orig=ets(tua série); summary(ser_orig).
O R deverá te devolver algo como: (A, N, A), que significa: erro aditivo (A), sem tendência (N) e sazonalidade aditiva (A).
2) Caso a sazonalidade se confirme, tente usar HOLT-WINTERS:
ser1=hw(tua série), summary(ser1).
3) Se no modelo ETS der (.., ..., N), então não tens sazonalidade e podes tentar SES - suavização exponencial simples, holt --> =holt(tua série) --> se tiveres somente tendência. Ou outro método que te convier.
4) O melhor método será aquele que te entregar os menores valores de discrepância (MAE, MAPE, MASE) e vale a pena também olhar o AIC - Akaike Information Criterion (quanto menor, melhor).
Um abraço,
Armin

________________________________
 De: Edson Lira <edinhoestat em yahoo.com.br>
Para: R-br Lista <r-br em listas.c3sl.ufpr.br>
Enviadas: Quinta-feira, 26 de Setembro de 2013 12:21
Assunto: Re: [R-br] Análise de Série Temporal - Modelo

Reenviando

Edson Lira
Estatístico
Manaus-Amazonas

________________________________
 De: Edson Lira <edinhoestat em yahoo.com.br>
Para: R-br Lista <r-br em listas.c3sl.ufpr.br>
Enviadas: Quinta-feira, 26 de Setembro de 2013 9:46
Assunto: Análise de Série Temporal - Modelo

Caros amigos, estou com uma dúvida, estou analisando uma série de dados de doadores aptos de 2000 a 2011. Observando a série e fazendo o teste das raizes, conclui que a mesma é estacionária sem haver a necessidade da diferenciação. Usando a função auto.arima do pacote forecast, ele me indica um modelo com sazonalidade, porém observando os gráficos de correlação e correlação parcial não identifico o modelo sugerido pelo pacote, alguém poderia me dar uma sugestão? No link abaixo está a saída com os gráficos.

http://www.datafilehost.com/d/88912c37

[ ]'s.

Edson Lira
Estatístico