[R-br] matematica com o R

Benilton Carvalho beniltoncarvalho em gmail.com
Quinta Setembro 12 23:43:54 BRT 2013

a sacada e' notar que optim() minimiza (ou maximiza, dependendo dos
argumentos) a funcao objet... nao existem garantias de que sua fx assuma
apenas valores nao negativos, entao vc tem q transforma-la numa funcao
nao-negativa (c.f. sugestao).

Vc pode, entao, minimizar "fx^2" (pois essa funcao e' nao-negativa (o que
nao pode ser garantido para fx), sob a pena de erros maiores... ou, mais
"acuradamente" minimizar abs(fx).

Seguindo o seu exemplo:

gx = function(...) abs(fx(...))
optim(c(1), gx, a=3.3,b=-1.2,method="BFGS")