[R-br] PGLS - Phylogenetic Generalized Least Squares

marcelo claro de souza marcelo.claro.souza em gmail.com
Quarta Setembro 11 13:46:22 BRT 2013

Boa tarde,

Gostaria de comparar a variação no acúmulo de N foliar entre duas
comunidades vegetais utilizando regressões lineares filogenéticas (PGLS ou
OLS). Tal análise foi realizada por Penũelas et al 2011 (tabela 2) ao
comparar o acúmulo de nutrientes floiares entre duas comunidades vegetais,
uma em Borneo e a outra no Hawaii (
http://www.esajournals.org/doi/abs/10.1890/ES10-00185.1).
O pacote CAPER possui a função 'pgls' capaz de rodar esse tipo de análise,
entretanto, eu só encontrei exemplos sobre comparações de duas variáveis
dentro da mesma comunidade:

require(caper)
data(shorebird)
shorebird <- comparative.data(shorebird.tree, shorebird.data, Species,
vcv=TRUE)
mod <- pgls(log(Egg.Mass) ~ log(M.Mass), shorebird)
summary(mod)

Alguém poderia me dar uma luz sobre como fazer isso, mas comparando duas
populações?
Agradeço imensamente por qualquer ajuda.
Abraço

Marcelo