[R-br] erro na validação cruzada com pacote geoR

Paulo Justiniano paulojus em leg.ufpr.br
Quinta Outubro 24 09:30:42 BRST 2013

> Ainda preciso dedicar um tempo para estudar adequadamente o que foi colocado, mas por ora gostaria apenas de esclarecer se a 'retirada' do efeito
> da tendência (por ajuste polinomial) é uma estratégia válida ou há alguma ressalva a ser feita. Agradeço se os senhores, ou outro colega da lista,
> puderem ponderar a respeito.

coim isto voce está adotando um modelo de média não contante em que a
média é funcao das coordenadas.
Se é bom ou nao depende dos dados e probelma em quastao.
O fato é que nao mdoelar uma tendencia quando esta é relavente tem impacto
na estimacao dos parametros de covariancia.

A questao mais fundamental aqui é como estimar isto
Dois caminhos usuais
1) regressao nos dados e modelagem dos residuos e readicao ao final
(alguns autores chamam isto de "regression kriging")
2) Modelagem e estimacao conjunta de média e covariancias
(verossimilhanca) e dicao associada

Minha preferencia em geral recai sobre a 2a opcao