[R-br] erro na validação cruzada com pacote geoR (Éder Comunello)

Paulo Justiniano paulojus em leg.ufpr.br
Terça Outubro 22 10:42:15 BRST 2013

Caro Wenceslau

> Aproveitando a discussão para aprender sobre a validação de modelos em geoestatisticos. Dado que estest modelos e tecnicas são novas para mim.
> A krigagem é um estimador exato se o numero de pontos estimados for o mesmo dos avaliados, não ?

CVes posta enviado agora pouco sobre m=variavcao de nmicro escala e erro
de medida. O interpoklacor só é exato se o nugget é considerado ser o
primeiro destes

> Se eu estimar 10.000 valores para um universo de 1000 valores medidos.
> Os valores estimados para os 1000 pontos avaliados serão os mesmos
> valores ?

ver acima

Em adicao note que no ajuste de max verossimilhaça
  o argumento " components" gasrante o retorno daq decomposição das
observacoes segundo o modelo ajustado

> args(likfit)
function (geodata, coords = geodata$coords, data = geodata$data,
     trend = "cte", ini.cov.pars, fix.nugget = FALSE, nugget = 0,
     fix.kappa = TRUE, kappa = 0.5, fix.lambda = TRUE, lambda = 1,
     fix.psiA = TRUE, psiA = 0, fix.psiR = TRUE, psiR = 1, cov.model,
     realisations, lik.method = "ML", components = TRUE, nospatial = TRUE,
     limits = pars.limits(), print.pars = FALSE, messages, ...)