[R-br] erro na validação cruzada com pacote geoR (Éder Comunello)

Elias T Krainski eliaskrainski em yahoo.com.br
Terça Outubro 22 07:59:18 BRST 2013

> A krigagem é um estimador exato se o numero de pontos estimados for o mesmo dos avaliados, não ?

se vc tiver um modelo sem efeito pepita os valores preditos sao iguais
aos observados.

> Se eu estimar 10.000 valores para um universo de 1000 valores medidos. Os valores estimados para os 1000 pontos avaliados serão os mesmos valores ?

Nao entendi a colocacao. Basicamente, se vc estimar um modelo com 'n'
observacoes e fazer predicao em 'm' locais diferentes, os valores
preditos nao serao iguais aos observados nos 'm' locais se vc nao os
usou na estimacao do modelo.

Exemplo:

n <- 50; m = 50
coords <- cbind(runif(n+m), runif(n+m))

require(geoR)

### simula em n + m locais
dat0 <- grf(grid=coords, cov.pars=c(1,0.2))

### extrai dados de 'n' locais para usar na estimacao do modelo
dat1 <- as.geodata(cbind(coords[1:n, ], dat0$data[1:n]))

mfit <- likfit(dat1, ini=c(1,.2))

kc <- krige.conv(dat1, loc=coords, krige=krige.control(obj.m=mfit))

cor(kc$pred[1:n], dat0$data[1:n])
cor(kc$pred[n+1:m], dat0$data[n+1:m])