[R-br] erro na validação cruzada com pacote geoR

Éder Comunello comunello.eder em gmail.com
Sábado Outubro 19 17:01:57 BRT 2013

Caro Hélio, boa tarde!

Acerca dos outros pacotes que trabalham com geoestatística, um bom ponto de
partida é a "CRAN Task View: Analysis of Spatial Data" que você pode
acessar em <http://cran-r.c3sl.ufpr.br/web/views/Spatial.html>. Tem um
tópico "Geostatistics" onde há links para os principais pacotes. Contudo,
na minha opinião particular, não sendo possível usar o 'geoR', eu partiria
para o 'gstat'. Acredito que seja o pacote geoestatístico mais frequente
 na lista R-sig-geo, outro local onde dá pra conseguir muita informação...

Acredito que o resíduo referido pelo Prof. Paulo seja aquele dado pela
diferença entre os dados observados e a predição da krigagem. Quando vc
roda o 'krige.conv' você utiliza o modelo ajustado para predizer pontos em
um grade definida (p. ex. loc=grid), mas parece ser possível trocar o grid
pelas coordenadas dos pontos originais (p. ex. loc=pts).  Feito isso,
poderia obter a diferença observados-preditos (resíduo). Se for isso mesmo,
obter os resíduos não seria tão difícil, mas também não tenho muita clareza
em como prosseguir daí pra frente...

Eu tenho uns estudos geoestatísticos em 'standby' que pretendo retomar em
breve. Neles eu me deparei com o mesmo problema que você vivencia agora.
Sendo assim, tenho grande interesse nessa discussão, já que terei que lidar
com isso também. Das estratégias oferecidas pelo Prof. Paulo, eu
particularmente pretendo utilizar a primeira, que julgo ser a mais fácil de
implementar a curto prazo. Considerou essa possibilidade?

Atte.,

Éder Comunello <c <comunello.eder em gmail.com>omunello.eder em gmail.com>
Dourados, MS - [22 16.5'S, 54 49'W]

Em 19 de outubro de 2013 09:26, Hélio Gallo Rocha <heliogallorocha em gmail.com