[R-br] Erro na instalação de pacote (Era: Erro ao fazer a leitura de arquivos shapefiles)

Jakson Alves de Aquino jalvesaq em gmail.com
Quinta Novembro 21 14:30:10 BRST 2013

On Thu, Nov 21, 2013 at 09:38:03AM -0200, Rudiney S Pereira wrote:
> Estou tentando instalar o pacote "rgdal" mas estou com as seguintes
> mensagens, alguma ajuda?
> Obrigado desde já.

[...]

> checking for proj_api.h... no
> configure: error: proj_api.h not found in standard or given locations.
> ERROR: configuration failed for package ‘rgdal’
> * removing ‘/home/rudiney/R/x86_64-pc-linux-gnu-library/3.0/rgdal’

A mensagem acima diz que o arquivo proj_api.h não foi encontrado.
A solução genérica para problemas desse tipo encontrados pelo
script "configure" (no caso, executado pelo R) é instalar o
software que inclua o arquivo em questão. No caso do Debian/Ubuntu
ou distribuição Linux derivada de uma dessas duas, o seguinte
procedimento deve resolver o problema:

   1. Acessar o site:
      http://packages.debian.org ou
      http://packages.ubuntu.com

   2. Procurar a seção "Search the contents of packages".

   3. Digitar na caixa de pesquisa o nome do arquivo procurado.
      Neste caso: proj_api.h

      O resultado será:

      File            Packages
      /usr/include/proj_api.h  libproj-dev

   4. Instalar o pacote que inclui o arquivo. Neste caso:

      sudo apt-get install libproj-dev

--
Jakson Alves de Aquino
Universidade Federal do Ceará