[R-br] R Markdown através do Rcmdr

walmes . walmeszeviani em gmail.com
Domingo Novembro 3 18:05:10 BRST 2013

O knitr tem muita coisa a mais que o Sweve. Eu destaco a facilidade ao
lidar com inserção de figuras (praticidade), a renderização/destaque do
código que o torna mais legível (legibilidade) e o serviço de cache que é
basicamente não rodar toda vez chunks que não foram modificados
(eficiência). As opções de controle nos chunks foram aumentadas e algumas
renomeadas. Migrar para knitr é muito rápido, principalmente se você buscar
informação no lugar certo. Eu recomendo o curso do Fernando Mayer que foi o
que abriu os horizontes para mim (
https://github.com/fernandomayer/knitr-rautu). Leia o knitr-rautu.pdf e
depois rode o knitr-template.Rnw. Eu só tive um pouco de trabalho para
fazer o coisa operar no projeto de um livro porque nesse eu mantenho
separado os arquivos em vários diretórios, rnw, tex, figuras, etc, cada um
tinha seu diretório. Mas já solucionei o problema e estou muito satisfeito.
Eu tive muita resistência em migrar mas hoje vejo que as vantagens valem o
esforço. Recomendo! O JC Faria e o próprio Fernando Mayer são usuários
veteranos do knitr e podem dar mais detalhes.

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
skype: walmeszeviani
homepage: http://www.leg.ufpr.br/~walmes
linux user number: 531218