[R-br] Fwd: Ajuda com modelo misto

Diogo B. Provete dbprovete em gmail.com
Sexta Maio 17 11:54:02 BRT 2013

Caros,

Tenho um problema com a análise de um experimento sobre o efeito da
diversidade no funcionamento de ecossitemas aquáticos

O experimento manipulou 3 níveis de riqueza de espécies e analisou o seu
efeito em 3 propriedades do funcionamento do ecossistema (productivity,
decomposition, respiration).
Para evitar o confundimento entre o efeito da riqueza e composição de
espécies (efeito de amostragem), a autora aninhou 7 diferentes composições
de espécie em cada tratamento. Cada uma dessas composições de espécies foi
replicada 2 x (as linhas de poças na
fig<https://dl.dropboxusercontent.com/u/17547582/Desenho%20experimental.jpg>),
tomando aleatoriamente spp de um pool total de 21 espécies.
Meu objetivo é usar a diversidade filogenética (PD) como um preditor de
cada uma das propriedades do ecossistema. Como a PD é uma medida contínua
que diz respeito à composição de espécies e suas relações evolutivas, cada
uma dessas 7 composições ≠ terá um PD diferente. O problema é que pra cada
tratamento eu terei 7 PD's ≠ aninhados. Além disso, ela tomou 6 medidas ao
longo do tempo de cada uma das propriedades.

Eu tentei rodar um modelo misto especificando o desenho aninhado para o
efeito aleatório (PD e composição de spp) no lme4, mas tá dando erro (veja
o m1 no script).

dados <- read.csv2("dados1.csv", header = T)
attach(dados)
m1 <- lmer(prod ~ factor(div)*factor(time) + factor(div)+ factor(time) +
(1|comp) + (factor(PD)/factor(tank)/factor(time)), data = dados)

Então, o gde problema é conseguir fazer com que o efeito aleatório seja
aninhado e ainda adicionar as medidas repetidas, ou seja, indicar que foram
feitas várias medidas numa mesma unidade amostral (tank, na tabela abaixo)
e que o PD é um efeito aleatório, junto com a composição, e está aninhado
no efeito fixo (=tratamento) que são os 3 níveis de riqueza.

Meus dados são assim:
*  tank* *treat* *comp*    *PD*  *div* time *prod*
1   18     1    1  2141.15    1    1  0.259
2   60     1    1  2141.15    1    1  0.269
3   20     4    1  2141.15    1    1  0.299
4   58     4    1  2141.15    1    1  0.294
5   18     1    1  2141.15    1    2  0.244
6   60     1    1  2141.15    1    2  0.295

Envio em anexo os dados completos e tb o script do R, caso possam me
ajudar. O artigo do qual eu extrai esses dados é
este<http://www.nature.com/nature/journal/v416/n6883/abs/416837a.html>
.

Obrigado desde já

--
Atenciosamente,
*Diogo Borges Provete*

==============================
Biólogo
Mestre em Biologia Animal (UNESP <http://www.ibilce.unesp.br>)
Doutorando PPG Ecologia e Evolução <http://www.ecoevol.ufg.br>
Laboratório de Ecologia de Insetos (sl. 222)
Departamento de Ecologia <http://www.icb.ufg.br/pages/18570>
Instituto de Ciências Biológicas <http://www.icb.ufg.br> - ICB 1
Universidade Federal de Goiás <http://www.ufg.br>, campus II
Goiânia-GO