[R-br] PCA ou RDA?

Marcos Vital marcosvital em gmail.com
Quarta Março 27 13:48:02 BRT 2013

Olá, Cézar

A sugestão do Luis Paulo, de usar uma CCA pode ser uma boa saída. Mas não
sei se seria uma saída muito segura: dê uma olhada nas críticas feitas à
CCA nos livros  'Numerical Ecology' ou no 'Numerical Ecology with R'. Os
autores vão chamar a atenção para os pressupostos da análise, que raramente
são atendidos (especialmente o de multinormalidade), o que pode comprometer
o resultado.

Por outro lado, eu sou da opinião de que você não necessariamente deveria
ir pelo caminho das ordenações. Se você tem hipóteses claras sobre o efeito
das variáveis explicativas (as características das ilhas) sobre a riqueza
de espécie, então seria muito mais interessante partir para análises de
significância! Você pode fazer regressões múltiplas para cada grupo
funcional, por exemplo.

Considero que esta saída seria mais interessante pelo fato de você poder
ter em mãos não só a significância do efeito (que a CCA te daria também)
mas uma medida do tamanho do efeito. E em um contexto ecológico como o seu,
a medida do efeito das variáveis explicativas sobre a riqueza é
infinitamente mais importante do que uma simples medida de sua
significância. É claro que a significância estatística é fundamental, mas
sozinha ela dirá muito pouco sobre o fenômeno que você está estudando.

Atenciosamente

Marcos V C Vital

Message: 8

--