[R-br] dados DTK.test

Tiago Souza Marçal tiagosouzamarcal em hotmail.com
Domingo Março 10 12:35:40 BRT 2013

Hélio se o seu objetivo é fazer um teste de médias eu te indico a usar o pacode ExpDes disponivel no site https://sites.google.com/site/ericbferreira/unifal/downloads-1
com ele você usa os seguintes comandos.
Ex:y #nome do seu arquivo de dados
attach(y)
require(ExpDes)
trat #nome dos seus tratamentos
bloco # nome da coluna com os blocos caso o seu experimento tenha sido em DBC caso contrario use o comando para DIC
dbc(trat,bloco,variavel resposta,quali=TRUE,mcomp="tukey",sigT=0.05) #Exemplo para dbc.
dic(trat,variavel resposta,quali=TRUE,mcomp="tukey",sigT=0.05) #Exemplo para dic
Att.
Tiago.
Date: Sun, 10 Mar 2013 11:48:27 -0300
From: heliogallorocha em gmail.com
To: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Subject: Re: [R-br] dados DTK.test

José Henrique,
Não sou expert em R, na realidade tenho usado apenas para geoestatistica, não tenho feito a descritiva nele, uso o sisrvar.
Aprendi a carregar os dados no R na UFLA com o José Marcio no LEMAF.Eu acho essa forma de "carregar" os atributos bastante fácil, pois normalmente tenho vários atributos a serem analisados, dai só indico uqal a coluna que vou analisar naquele momento.

Fiz o seguinte, com om mesmo arquivo anexado no inicio "FSD.txt", que são dados para previsão de safra em café, meço altura, diâmetro e numero de frutos, que serão comparados em quatro modelos para previsão.

O script rodou, mas emperrei no MSerror, que chutei 19 script:

dados=read.geodata("fsd.txt ",coords.col=13:14,data.col=4,sep = "",header=T)
y=read.geodata("fsd.txt ",coords.col=13:14,data.col=1,sep = "",header=T)
n=summary(dados)[[1]]nMSerror=19HSD.test(dados$data,y$data,n-1,MSerror,alpha=0.05)

Abraço e bom domingo!

Hélio