[R-br] Como extrair índices linha e coluna de um raster

Elias Krainski eliaskrainski em yahoo.com.br
Quinta Junho 20 13:44:59 BRT 2013

On 06/20/2013 11:48 AM, Alex wrote:
> já agreguei as informações de (i,j) em cada quadrícula, podendo
> utilizar esta informação como X, Y e representa minhas quadrículas de
> forma contínua.

De fato, meu interesse é mais metodológico que tecnológico,
especificamente: modelo de dados pontuais ou de áreas.

O valor agregado e representado geograficamente pelas
coordenadas de um centroide (x,y) não é teoricamente
a realização do processo espacialmente contínuo
(geoestatístico) que você esta tentando estimar.
Ao fazer agregação você desconsidera a
variabilidade intra pixel.

Porém há situações que que não dispomos dos dados
pontualmente referenciados, mas agregados por área,
mesmo num contexto em que faz mais sentido considerar
modelo de superfície contínua (geoestatístico). Por favor veja:
       Correlating point-referenced radon and areal
          uranium data arising from a common spatial process.
          B. J. Smith and M. K. Cowles
          Appl. Statist., 56 (2007), 313 - 326

Se você deseja trabalhar ao nível de área, porque não usar
modelos para dados de áreas? É computacionalmente conveniente.
Veja o exemplo com pixels da página 11 em:
  http://www.maths.lth.se/matstat/staff/finn/lindgren_toledo_part123a.pdf

Nessa apresentação acima, apresenta-se uma técnica de como
usar modelos de dados de área para processos contínuos.
Mas a solução não é agregar os dados em áreas.