[R-br] Como extrair índices linha e coluna de um raster

Alex alxcart em gmail.com
Quinta Junho 20 11:48:19 BRT 2013

Elias,
informo que minhas amostas não são pixels. Minha metodologia está
consolidada, preciso apenas de uma diretriz para encontrar está função no R
(pois acredito que o mesmo seja capaz para realizar o que desejo.

Abaixo, está em linha gerais minha metodologia, mas por favor, não se
atente a mesma pois meu foco é encontra/contrair a função que extraia o
índice (i,j) de cada pixel.

1 - Eu tenho uma articulação do mapeamento sistemático que recobre minha
área de interesse (no formato shapefile - poligono). Sobre estas áreas que
houve a amostragem sistemática. (obs: Numa solução paralela utilizando o
FME (software comercial) já agreguei as informações de (i,j) em cada
quadrícula, podendo utilizar esta informação como X, Y e representa minhas
quadrículas de forma contínua.

Mas quero substituir o FME (comercial) pelo R (livre), pois acredito no
potencial do R e acho ele capaz de executar esta tarefa.

2 - converti a articulação para raster, já com a proposta de encontrar as
informações do índice (i,j) de cada pixel. Sendo que cada pixel possui o
mesmo tamanho de minhas quadrículas.

          Mas espero que compreenda, pois o que desejo realmente é uma
função que leia um arquivo raster - extraia o índice (i,j) de cada pixel
(compondo uma matriz com os índices mais o valor do atributo) e exporte
esta matriz para um shapefile.
obs.: Adianto que o mesmo não será georreferenciado e nem há necessidade
neste momento, pois haverá o georreferenciamento após a krigagem através
dos extremos da articulação original.

Att,
Alex Santos