[R-br] Separação de duas distribuições de dados

Benilton Carvalho beniltoncarvalho em gmail.com
Segunda Junho 3 15:02:30 BRT 2013

se vc se refere a "eu tenho um *vetor* de dados que vem da mistura de
2 normais desconhecidas e quero identicar: A) os parametros de cada
normal; B) qual observacao vem de qual distribuicao", entao vc esta'
tratando de um problema de mistura (normal) de duas componentes... e
eu faria:

set.seed(10)
dist1<-rnorm(n=400,mean=10,sd=5)
dist2<-rnorm(n=400,mean=35,sd=8)
dist.c <- c(dist1, dist2)
library(mixtools)
res <- normalmixEM(dist.c)
res$mu ## compare com as medias q vc usou na geracao
res$sigma ## compare com os desvios-padrao usados na geracao
apply(res$posterior, 1, which.max) ## a q distribucao cada obs pertence