[R-br] regressão com mais de 2 categorias

Manoel Galdino mcz.fea em gmail.com
Segunda Julho 8 16:46:57 BRT 2013

No, não é preciso criar as variáveis binárias. Basta definir a variável
como fator (as.factor). Depois, ao usar lm, o R automaticamente vai setar
uma como variável de referência. Isso vale pas duas variáveis categóricas.

Se quiser escolher a variável de referência,
use a função relevel.

abç

2013/7/8 geovane barbosa <geovanecb em yahoo.com.br>

> Poderia tirar uma dúvida em particular com vc.
>

> Estou trabalhando com uma variável dependente categórica com 3 categorias,
> ela possui três possíveis respostas: baixo peso, eutrofia e excesso de
> peso. Bom criei uma variável de referência cujo valor é zero para baixo
> peso e 1: para eutrofia e 2 para excesso de peso.
>
> Tenho mais uma variável categórica (variável explicativa) que é o imc da
> mãe porem o mesmo esta de forma categórica: magreza, eutrofia, sobrepeso e
> obesidade. A minha pergunta seria. Devo criar 3 variáveis dummy em cima
> [...]

Manoel Galdino
https://sites.google.com/site/galdinomcz/