[R-br] TESTE DE SHAPIRO-WILK

Edson Lira edinhoestat em yahoo.com.br
Sexta Janeiro 4 20:56:35 BRST 2013

Tiago, seria bom você dá uma linda em Inferência (testes de hipotese) e testes não paramétricos.

Edson Lira
Estatístico
Manaus-Amazonas

________________________________
 De: Tiago Souza Marçal <tiagosouzamarcal em hotmail.com>
Para: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Enviadas: Sexta-feira, 4 de Janeiro de 2013 13:52
Assunto: Re: [R-br] TESTE DE SHAPIRO-WILK

Obrigado pela ajuda Natalia,

Mas gostaria de tirar mais uma duvida se possível.

Eu tenho olhado alguns exercícios resolvidos no R e a conclusão a respeito do teste é a seguinte:

p-value > alpha

Ex: 0.32 > 0.05 # Os resíduos podem ser considerados normais ao nível de 5% de probabilidade.
     0.02 > 0.05 # Os resíduos não podem ser considerados normais ao nível de 5% de probabilidade.

A duvida é a seguinte e se eu quiser considerar o nível de 1% de probabilidade?

p-value > 0.01 #Posso considerar  os resíduos podem ser considerados normais ao nível de 1% de probabilidade.

Agradeço desde já pela atenção

Att.

Tiago.