[R-br] Estimativa da Variância Global - Krigagem (krige.conv)

Rodrigo Sant'Ana rodrigo.gringo em gmail.com
Quinta Janeiro 3 04:27:38 BRST 2013

Boa noite Pessoal,

  minha dúvida é mais teórica do que prática. Por isso não apresento aqui
nenhum CMR.
Mas acredito que vocês possam me ajudar. Estou com uma dúvida na estimativa
da variância global resultante do processo de krigagem por intermédio da
função krige.conv() prevista no pacote geoR.

 Poderia considerar que a variância total da minha predição (krige) seria o
simples somatório das variâncias preditas para cada ponto do meu grid de
predição?

Desculpem-me pela pergunta teórica, mas é uma dúvida consideravelmente
importante
para o meu trabalho, e estou tendo dificuldades em esclarecer essa questão.

Muito obrigado pela atenção de todos.

Cordialmente,